CORONAVÍRUS (COVID-19)

 

O coronavírus (COVID-19) é uma doença infecciosa causada por um novo vírus que nunca havia sido identificado em humanos.

O vírus causa uma doença respiratória semelhante à gripe e possui sintomas como tosse, febre e em casos mais graves pneumonia. É sim possível se proteger ao higienizar as mãos com frequência e assim evitar tocar ao rosto.

FORMA DE CONTÁGIO:

O Contágio do vírus causador da Covid-19 pode ser por vias respiratórias, por contato físico e por superfícies contaminadas.

A transmissão do novo coronavírus ocorre pelo contato com o vírus, ou seja que é transportado por gotículas expelidas pela fala, tosse ou espirro de pessoas doentes. A infecção se dá quando estas gotículas entram em contato com a mucosa dos olhos, nariz e boca.

Estas gotículas com o vírus podem estar presentes no ar, ou serem expelidas, e podem estar sobre superfícies contaminadas, como o rosto ou mãos, e objetos, como maçanetas, botões de elevador, corrimão, e apoios em transporte público, por exemplo.

Como diminuir a forma de Contágio?

Acima de tudo lave as mãos frequentemente com água e sabão ou álcool gel.

Portanto cubra o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar.

Evite ficar muito perto (um metro) de pessoas com sintomas semelhantes a um resfriado ou gripe.

Por segurança permaneça em sua residência, assim fazendo com que preserve sua saúde e a de outros.

SINTOMAS:

A doença Covid-19, causada pelo novo coronavírus, apresenta sintomas variados.
Os mais comuns são tosse seca, febre e cansaço,ou seja semelhantes a uma gripe.
Portanto alguns pacientes também podem sentir dores no corpo, congestionamento nasal, inflamação na garganta ou diarreia.

Em casos mais raros, ela pode ser fatal. Idosos e pessoas com outras condições mais sérias (como asma, diabetes e doenças cardíacas) são mais vulneráveis a quadros graves.

Em estado mais Avançado do vírus:

Já os sintomas em casos mais graves são síndrome respiratória aguda e insuficiência renal.
Pacientes que já tenham outras doenças, principalmente cardiovasculares, têm mais probabilidade de ter a versão mais crítica da Covid-19.

POR QUANTO TEMPO O VÍRUS FICA ATIVO EM OBJETOS OU LUGARES QUE PASSAMOS OU TOCAMOS?

Segundo estudos avaliados apontam que o vírus pode persistir nas superfícies por algumas horas ou, até mesmo, vários dias. Isto pode variar e depende das condições do local, do clima e da umidade do ambiente.

Tratamentos:

Como não a nem um medicamento específico que possa prevenir o COVID-19, assim que sentir os sintomas semelhantes busque imediatamente por ajuda médica!